Se não estás no digital, é como se não existisses…

Verdade… o mundo de hoje é um mundo digital, a informação é cada vez mais rápida e tudo está online, até nós. Ou se não estamos, devíamos estar –  pelo menos se estamos à procura de emprego.

Peter Drucker disse-nos que a melhor maneira de prever o futuro é criando-o e a afirmação não podia estar mais correta. E se pensarmos um pouco na quantidade de informação que colocamos online, principalmente nas redes sociais, chegamos à conclusão de que a “pegada digital” que vamos deixando é gigantesca, pelo que convém sabermos que tipo de futuro (perfil digital) estamos a criar. Pois tudo o que colocamos online, vai permanecer online para sempre.

“Num mundo conectado vencem os indivíduos e organizações que estabelecem
as conexões mais fortes” | Dov Seidman, CEO da LRN

Embora discutível, é um facto que os recrutadores/empregadores olham cada vez mais para o perfil digital dos candidatos antes de os contratarem, por isso é importantíssimo que o nosso histórico digital seja credível e cause boa impressão. A isto, alia-se o facto de algumas redes redes serem excelentes ferramentas de procura de emprego.

Mas atenção, não temos de estar em todas!
O destaque vai para duas das social media mais conhecidas: o facebook e o linkedin.

Facebook
Falemos de ética. Quando temos um perfil/página no facebook é preciso ter ética na tipologia de posts que fazemos e nos comentários que fazemos aos posts dos outros utilizadores.

Existem temáticas mais sensíveis e é óbvio que podemos escrever tudo o que quisermos, mas não quer dizer que isso seja o mais correto. Assim, é importante que sigamos algumas regras como nunca ofender ninguém (por mais vontade que tenhamos 😄) ou nunca entrar em “conflitos” online. Outro dos pontos em que devemos ter muita atenção é com os erros ortográficos, pois a imagem que passamos será tudo menos boa se tivermos um perfil com publicações que contenham erros de ortografia.

Para o blog (5).png

Outro aspeto a ter em conta assenta no conteúdo das publicações que fazemos. Ora, posts com críticas, por exemplo, ao antigo empregador, são expressamente proibidos )pois a perspectiva do empregador vai ser: “se ele falou mal da outra empresa, pode falar mal da minha também”).

As imagens são igualmente relevantes e por isso é muito importante ter uma boa imagem de perfil (e de capa). Publicar aquele tipo de imagens, que embora engraçadas, possam ser de alguma forma comprometedoras está fora de questão, mesmo que tenhamos o perfil privado (ou cuja visualização esteja limitada aos amigos).

Para o perfil a melhor opção é mesmo ter uma foto que cause boa impressão e que não nos comprometa.
Ideia: existem algumas ferramentas online, como o canva que permite criar imagens de capa engraçadas mas com aspeto super profissional, capazes de impressionar quem visualiza o nosso perfil – fica a dica 😄.

Para o blog (6).png

Outro aspeto a ter em conta são as várias páginas e grupos existentes no facebook destinados à divulgação de ofertas de emprego. É muito fácil fazer parte dos grupos, geralmente basta um pedido e a aprovação do administrador do grupo. Relativamente às páginas, basta fazer seguir [follow] para ter acesso a várias vagas.

Mas atenção, muitas vezes alguns utilizadores da rede aproveitam-se desses grupos e publicam “ofertas de emprego” de cariz mais duvidoso ou dúbio, pelo que temos de ser seletivos e ter a capacidade de analisar caso a caso, ou melhor, oferta a oferta.

Para o blog (9)

No próximo artigo falaremos um pouco do linkedin e de como um bom perfil pode ajudar a destacar na procura de emprego.#

dsc_2736_impressao
RUI PINHEIRO | MENTOR DO BLOGUE O EMPREENDEDOR BRACARENSE
Anúncios

2 Comments Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s