CeSIUM: proporcionar experiências por uma causa (III parte)

A “jóia da coroa” é a SEI – Semana da Engenharia Informática, um grande evento que agrupa todos os nossos esforços deste grupo de estudantes. A iniciativa dura uma semana e conta com presença de várias empresas, oradores de renome, palestras, workshops com novas e excitantes tecnologias, competições de programação e expressão artística e muitas mais atividades. E o melhor? Todas as atividades são gratuitas.

“(…)este evento tem vindo a crescer e esperamos que continue a representar o que de melhor há no curso de Engenharia Informática da Universidade do Minho.

DSC_0330-29.jpg

Projetos​ ​para​ ​o​ ​Futuro
A prova do excelente trabalho que este grupo de estudantes faz é o seu calendário recheado de atividades. A CodeWeek 2017 de 16 a 21 de Outubro e o Hackathon Heartbits de 18 a 19 de Novembro com a ANEM (Associação Nacional de Estudantes de Medicina). A SEI’18 já está a ser preparada e tem já agendadas várias palestras e workshops.

Mas engane-se quem pensa que o CeSIUM está fechado a outras valências, “outras equipas que se precisam de reunir ou de organizar um meetup, os alunos que gostavam de aprender programar este ou outro aparelho, como tal renovar alguns equipamentos da sala são também um processo recorrente”.

“(…) mas há muito mais do que isso. É importante talvez relembrar alguns dos pilares do CeSIUM. Representar os estudantes, para tal estabelecendo uma imagem de união sobre a alçada desta instituição para expressar os seus interesses, auxiliando assim na formação da FNEI – Federação Nacional de Estudantes de Informática”.

Aliás, a presença na federação, quando estiver oficialmente criada abre precedentes para uma capacidade nacional de representação dos interesses dos estudantes: “projetar no exterior os cursos. Mais e maiores eventos seria uma resposta fácil (…), no
entanto o maior desafio é aumentar a participação por parte dos nossos colegas em
hackathons, torneios, encontros, jogos e todas as atividades locais e nacionais, da
nossa ou de outra área. Recentemente conseguimos ter 70 alunos em Lisboa para
uma hackathon de 3 dias (pixels.camp), mas ainda há muito trabalho pela frente!”

Pixels_day3-11.jpg

O CeSIUM quer sobretudo apoiar os alunos e promover, apoiar e organizar eventos complementares: “as Dev.Teams que foram faladas em cima são um dos nossos mais ambiciosos programas. Um espaço onde os alunos podem limar todas as suas competências, preparando-se para o mercado de trabalho, (…) em conjunto com tudo isto, precisamos de organizar algumas questões: facilitar a troca de contactos entre equipas, auxiliar desenvolvimentos noutras áreas, fomentar a criação de novas equipas. Estar mais presente, rapidamente, em todos os pedidos de colaboração que recebemos ou que fazemos!”#

 

dsc_2736_impressao
RUI PINHEIRO | MENTOR DO BLOGUE O EMPREENDEDOR BRACARENSE
Anúncios

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s