O grande desafio do CV (ou como convenceres alguém de que és a pessoa certa)

Acredito verdadeiramente que o teu CV é importante – pode mudar a tua vida profissional e até pessoal. Mas também acho que muitas pessoas continuam a descurar a importância deste documento.

Todos os dias me chegam às mãos CVs, de diferentes pessoas, de diferentes faixas etárias e com diferente formação. E todos os dias eu penso: “este CV poderia ser melhorado”.

Assim, e no seguimento dos artigos anteriores – sobre a nossa imagem nas redes sociais, este post abordará a importância do CV na procura de emprego, de uma forma simples e descomplicada.

Parece simples, mas requer bastante trabalho. Sim, é isso mesmo, trabalho.
A primeira regra é NUNCA enviares o mesmo CV para todas as empresas – cada CV deve ser personalizado da empresa que o vai receber (e em função da vaga que pretendes ocupar).

Antes de enviares o teu CV para onde quer que seja, tens de conhecer bem a empresa, perceber quais as suas atividades chave. Tens também de saber como vais convencer o recrutador de que és a escolha certa.

Cópia de FEIRA DE EMPREGO - S. VICTOR II.png

Outro aspeto importante a ter em conta é perceberes a melhor forma de fazeres chegar o CV à empresa (se pessoalmente, por correio convencional, por e-mail, …).
Igualmente importante é perceberes a quem deves entregar/enviar o CV.

“Em grandes grupos corporativos não faz sentido enviares um CV ao presidente da empresa ou ao diretor mesmo que tenhas o seu contacto de e-mail, quando existe um departamento de recursos humanos;
mas também não faz sentido enviares um e-mail ao cuidado dos recursos humanos, se não tens a certeza de que esse departamento existe”. 

O ideal é estudares bem a empresa e descobrires a melhor forma de enviares o CV ara teres a certeza de que chega à pessoa certa.

Outro ponto importante tem a ver com a gestão das tuas expectativas. Antes de enviares o CV para algum lado tenta perceber se a empresa está a recrutar, pois se as empresas para onde enviares o CV não estiverem a recrutar é normal que não recebas uma resposta.

Começa pelos amigos, sim, CONVERSA com as pessoas e diz-lhes que estás à procura de novas oportunidades – as empresas contratam mais rapidamente por referência – e as referências não são cunhas.

CONTINUAR A LER O ARTIGO

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s