Como criar valor | ou como criar ‘oceanos azuis’ no meio de ‘vermelhos’

Hoje resolvi falar de oceanos, não no sentido lato, mas na metáfora que caracteriza os mercados, a concorrência e o valor que as empresas geram.

Provavelmente já ouviste alguém falar nisto 🙂 na linguagem de gestão, a designação oceano vermelho é atribuída a um tipo de indústria tipicamente ‘saturada’, onde as empresas (‘tubarões’) vivem num ambiente de competição cerrada/concorrência, tentando superar os rivais/concorrentes de forma a obterem a maior quota de peixe/mercado dentro da procura existente. Trata-se de um oceano/mercado que já têm as suas fronteiras sectoriais bem definidas e aceites.

“As indústrias presentes neste oceano normalmente já são industrias saturadas e, à medida que a saturação destas aumenta, as perspetivas de lucro e de crescimento são cada vez menores”.

o empreendedor bracarense

Pelo contrário, um oceano azul, é um mercado sem ‘tubarões’, em que uma empresa pode operar com muito mais margem. Neste oceano, as empresas navegam por espaços de mercado considerados inexplorados e por isso não existe criação de procura nem um crescimento altamente lucrativo.

“A maioria destes oceanos desenvolve-se dentro dos oceanos vermelhos (…) nestes oceanos a competição é irrelevante uma vez que ainda não existem regras de jogo definidas”.

Falemos do Cirque su Soleil e de como conseguiu transformar o seu cenário vermelho num oceano azul (este processo acontece quando uma empresa diminui o poder/valor da concorrência, criando novas normas para o mercado ou criando novos mercados).

continuar a ler o artigo
Anúncios

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s