Modelo de negócio: criar, entregar e captar valor

“aquele que destrói a ordem económica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos materiais”.

Foi assim que Joseph Schumpeter definiu empreendedorismo em 1949 e embora já tenham passado mais de 6 décadas, o conceito mantém-se atualizado. Vivemos num mundo onde a informação circula com uma rapidez fascinante e os consumidores são cada vez mais exigentes. Os planos de negócio são ferramentas necessárias às empresas mas, é impossível uma empresa ter sucesso se passar da fase da definição das ideias/oportunidades diretamente para o plano de negócios. Qualquer que seja a ideia deve ser testada, se assim não for, não deixa de ser uma hipótese, o que aumenta a chance de insucesso do negócio.

empreendedorismo

[Imagem baseada numa figura elaborada pelos autores do artigo Design Thinking, o Modelo de Negócios Canvas (Business Model Canvas), apresentado no V Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação]

“Nenhum plano de negócios sobrevive ao primeiro contacto com um cliente (…) enquanto planos são estáticos, modelos de negócio são totalmente dinâmicos”
(Steve Blank)

É neste ponto que o conceito de  modelo de negócio começa a fazer sentido, pois “é a forma como uma empresa cria, entrega e captura valor” (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2002).

Desta forma, o modelo de negócio pretende definir de que forma é garantida a viabilidade e a sustentabilidade de uma ideia de negócio. E só com a definição do modelo de negócio conseguimos desenhar estratégias de futuro.

empreendedorismo 2

[Imagem baseada numa figura elaborada pelos autores do artigo Design Thinking, o Modelo de Negócios Canvas (Business Model Canvas), apresentado no V Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação]

São muitas as ferramentas de design thinking que nos permitem trabalhar em modelos de negócio, sendo a mais conhecida o Canvas Business Model (BMC) ou “canvas do modelo de negócio”, criada por Alex Osterwalder, mas sobre isso falaremos noutro artigo brevemente.#

dsc_2736_impressao

RUI PINHEIRO | GESTOR DO BLOG O EMPREENDEDOR BRACARENSE
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s