Um modelo de negócio disruptivo

Há algum tempo falei sobre Modelo de negócio: criar, entregar e captar valor e tinha prometido voltar ao tema. Hoje, trago um exemplo considerado por muitos autores um estudo de caso: o modelo de negócio da consola Wii da Nintendo.

Se a Wii veio revolucionar o mundo dos videojogos o seu modelo de negócio  conseguiu ser ainda mais inovador do que o próprio produto.

Após uma época menos boa, a Nintendo conseguiu distinguir-se das principais concorrentes (da Sony, com a Playstation 3 e da Microsoft, com a Xbox 360 ) produzindo uma consola com um menor desempenho tecnológico, mas muito mais interativa.

A Nintendo conseguiu perceber que a estratégia de negócio poderia passar pela venda da consola a um público que liga menos ao desempenho gráfico, mas mais ao fator entretenimento (devido ao controlo por movimento). No fundo, o modelo mudou o segmento de clientes (jogadores): em vez dos hardcore gamers, apostaram nos denominados jogadores ocasionais e nas famílias.

Com esta mudança, conseguiram ainda reduzir custos de produção nas consolas (dado que estas não precisavam de componentes com uma elevada exigência gráfica). Se até aqui as grandes empresas das consolas não conseguiam ganhar dinheiro com a venda das mesmas (sendo com a venda dos jogos a geração dos lucros), com a Wii a venda das consolas passou a gerar retorno económico.


O empreendedor bracarense

E o teu modelo de negócio, é disruptivo? 😄

 

dsc_2736_impressao

RUI PINHEIRO | GESTOR DO BLOG O EMPREENDEDOR BRACARENSE
Anúncios

2 Comments Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s