O meu novo empreendedorismo são as pessoas (I parte)

Não podíamos começar o ano da melhor forma! Desta vez fomos falar com a Sandra Isabel Correia, empreendedora de coração e a fazedora falou-me um pouco da sua história.

Da cortiça à melhor empresária da Europa
46 anos. Nasceu no Algarve mas licenciou-se em Comunicação Empresarial, pelo ISCEM em Lisboa. Depois de se licenciar, Sandra ainda trabalhou numa empresa de seguros mas a ambição levou-a a regressar ao Sul para trabalhar na empresa de família:

” (…) na empresa de seguros (…) não me deixavam usar calças de ganga e eu obtive os melhores resultados em menos tempo, despedi-me e escolhi regressar ao Algarve e trabalhar na empresa da minha família, a Novacortiça.”

Sandra assume que nasceu no meio da cortiça: “o cheiro da cortiça corre-me nas veias desde pequenina e na realidade, até tive jeito para esta área”. Mas foi em 2003, no meio da crise económica que a empreendedora resolveu criar a sua própria marca de acessórios de moda em pele de cortiça:

“inovei o sector numa época em que tivemos uma grave crise económica no sector do champagne”  e nasceu a Pelcor. (…) Inovei, abri caminho e transformei a cortiça em Moda”

SIC - o empreendedor bracarense II
[fonte da foto Womenize.it]

A Pelcor
Sandra assume que a sua visão era clara: tornar a cortiça moda e que as pessoas olhassem para a mesma com a importância devida. Assume ter concretizado o seu  objectivo e revolveu vender a empresa: “quando assim foi, resolvi vender, porque eu queria fazer outras coisas e a Pelcor já não me desafiava a mim própria, porque já tinha chegado onde queria”.

Mas não sem antes ter conseguido internacionalizar a marca, sobretudo nos USA, levando a cortiça onde ninguém a tinha levado ainda. Foi graças ao seu “empreendedorismo”, que Sandra, que recebeu vários prémios internacionais, incluindo, em 2011, o de “Melhor Empresária da Europa” atribuído pela primeira vez a Portugal ou o da Melhor Mulher de Negócios Internacional, em 2015.

 

CONTINUAR A LER O ARTIGO
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s