Redefinir o modelo de negócio: o caso da Nespresso

Há tempos falei no blog sobre modelos de negócio disruptivos, nomeadamente sobre o modelo de negócio da Wii e o feedback dos seguidores foi fantástico.

Na semana passada dinamizamos mais um workshop sobre Business Model Canvas e o exemplo que levamos para a sessão foi o modelo de negócio da Nespresso, baseado no livro “Criar modelos de Negócio”, do Alex Osterwalder.

Pertencendo à Nestlé, a maior empresa mundial de produtos alimentares, a Nespresso vendeu em 2016, só em Portugal, de cerca de 480 milhões de euros (ECO, 2017).

A Nespresso desenvolveu um sistema composto por cápsulas com qualidade de café equivalente à dos melhores restaurantes e a respetiva máquina de café expresso. Até 1976, ano em que foi pedida a primeira patente para o sistema Nespresso, a Nestlé já dominava o mercado do café isntantâneo, mas era fraca nos segmentos do café torrado e moído.

Após uma tentativa falhada de entrar com o sistema de cápsulas e máquinas nos restaurantes, a Nestlé resolveu criou a Nespresso SA, uma subsidiária a cem por cento e completamente independente da Nescafé cujo foco era vender o sistema a empresas com escritórios. Em 1987 as vendas estavam bastante abaixo das expectativas, até que no ano seguinte, Jean-Paul Gaillard, nomeado novo CEO da Nespresso redefiniu completamente o modelo de negócio da empresa, mudando o segmento de clientes para as famílias e vendendo as cápsulas por correio (rompendo com a tradicional aposta da Nestlé em vender no retalho). Depois surgiram as lojas em localizações conceituadas e a variedade de sabores e produtos em cápsulas.

O Canvas Business Model da Nespresso fala por si!

O empreendedor bracarense - BMC na Nespresso

 

dsc_2736_impressao

RUI PINHEIRO | GESTOR DO BLOG O EMPREENDEDOR BRACARENSE
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s