Para nós as empresas não são feitas de pessoas… as empresas são as pessoas! (I parte)

Hoje é Domingo e não haveria dia melhor para publicarmos esta entrevista!
Imaginem, conversamos com o CEO da única empresa em Portugal que tem um departamento da felicidade! Conversamos com Ricardo Costa, CEO do grupo Bernardo da Costa e a conversa não poderia ter sido melhor…

1957 foi o ano onde tudo começou. Um jovem empreendedor de seu nome Bernardo da Costa constituiu a sua empresa, tendo iniciado a sua atividade focada no core business de instalações elétricas de apoio à construção civil. Em 1979 dá-se a passagem à segunda geração com a criação da Bernardo da Costa & Filhos, Lda. É no entanto em 2004, com a constituição da BC Segurança que começa a formar-se o que é hoje o Grupo Bernardo da Costa.

O grupo cresceu bastante e Ricardo tem tido um papel fundamental no crescimento. Com 39 anos, licenciado em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade Lusíada em 2001, foi durante 3 anos (1998 a 2001) Presidente da Associação Académica da Universidade Lusíada. Entre 2012 e 2013, frequentou e concluiu o MBA Internacional na Católica Porto Business School.

Ricardo Costa, que iniciou a sua atividade profissional em 2000 na ACO – Fábrica de Calçado, ingressou na empresa da família Bernardo da Costa & Filhos S.A. em 2002. Hoje, é CEO de um grupo que conta com 11 empresas e está presente em 5 países e 3 continentes:

“(…) alcançamos áreas de negócio muito distintas, que vão desde a distribuição de equipamentos de segurança electrónica e soluções de áudio e vídeo profissional, passando pela formação, consultoria, saúde, construção civil, transporte de combustível, energia e terminando na Investigação e desenvolvimento de soluções de automação , domótica e análise de vídeo…”

 

As pessoas… E o Departamento da Felicidade
O grupo Bernardo da Costa é conhecido pela sua cultura organizacional e por valorizar bastante o trabalho dos funcionários, perguntamos a Ricardo porquê e a resposta foi clara:

“(…) para nós as empresas não são feitas de pessoas… as empresas são as pessoas! Por esse motivo dedicamos uma parte muito significativa dos nossos recursos na melhoria do bem estar e felicidade dos colaboradores do Grupo Bernardo da Costa…”

 

20180108_wapa_ar_23969.JPG
O grupo criou em 2017 o Departamento da Felicidade, pioneiro em Portugal, que tem como único objetivo promover a felicidade das pessoas que trabalham na empresa e das que a rodeiam.

“Acreditamos que só com pessoas felizes e motivadas conseguimos ser produtivos e que não faz sentido que as pessoas se sintam infelizes no local onde passam a maior parte do seu tempo, pelo menos enquanto estão acordadas…”

Os colaboradores do grupo têm ainda participado em várias ações de voluntariado e são inspirados a colaborar  em várias iniciativas de cariz social: “se as pessoas são fundamentais em qualquer organização ou empresa, a responsabilidade social é de igual forma muito importante (…). Não podemos nunca esquecer o meio que nos envolve e a sociedade onde estamos inseridos e na qual infelizmente nem todos têm as mesmas condições e oportunidades”. O empreendedor, acrescenta ainda que o grupo tem apoiado diversas causas sociais ao longo do ano, muitas das quais particulares:

“(…) tenho de destacar duas parcerias que muito nos honram e que são para nós um exemplo – Habitat for Humanity e U. Dream. E é na Habitat for Humanity que muitas vezes a equipa de colaboradores do Grupo Bernardo da Costa se junta para ajudar a reconstruir habitações e dar um teto digno às famílias em causa…”

O Grupo, criou ainda (em 2011) a Academia Bernardo da Costa, dedicada à formação dos seus colaboradores: “só desta forma conseguimos dotar os mesmos dos conhecimentos necessários para estar na vanguarda tecnológica. Por esse motivo somos frequentemente distinguidos pelos nossos parceiros por prestarmos um serviço pré e pós venda de excelência”.

 

CONTINUAR A LER O ARTIGO
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s