Dos 3 aos 3000 colaboradores: a história da Delta Cafés (I parte)

O primeiro artigo de 2019 vem repleto de inspiração! Fomos conhecer o comendador Rui Nabeiro e a história da Delta Cafés! 

Rui Nabeiro tem hoje 87 anos, começou a trabalhar aos 12. Natural da pequena vila alentejana de Campo Maior, viveu no seio de uma família humilde. Começou por ajudar a mãe numa pequena mercearia e o pai e os tios na torra do café, numa época em que, de acordo com o comendador “se sentiam os efeitos da guerra civil em Espanha e a zona raiana era lugar de contrabando”.

Delta Cafés: do seu nascimento a um grupo com mais de 3000 colaboradores
Rui Nabeiro tinha 17 anos quando assumiu os destinos da pequena torrefação familiar (após a morte do pai). Tinha a visão de fazer crescer a empresa e rapidamente aumentou a venda de café em Espanha, constituindo depois, em sociedade com os seus tios, a Torrefação Camelo (cuja participação vendeu posteriormente a familiares).

A semente fora lançada e em 1961 criou a sua própria empresa: a Delta Cafés. Para além dum pequeno armazém de mercearias, fazia torra do café.

“Na altura da fundação a empresa contava apenas por três colaboradores e funcionava num armazém com 50 metros quadrados e apenas duas bolas de torra, cada uma delas com 30 kg de capacidade.”

 

Rui Nabeiro - o empreendedor bracarense.jpg

 

Poucos meses depois a Delta Cafés já distribuía em todo o país.
Foi a partir da segunda metade dos anos 70 a estrutura comercial da Delta Cafés se consolidou de forma decisiva:

“(…) era necessário enfrentar as novas exigências do mercado, desenvolver novos produtos e serviços de qualidade global”.

Durante esse percurso, o Comendador Rui Nabeiro assume o papel de Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior (1962, 1972 e 1977 mantendo-se no cargo até 1986).

Enquanto se tornava empresa dominante no sector dos cafés, o empresário tinha já constituído a Novadelta (1982) e – na altura – a maior fábrica de torrefação da Península Ibérica (1984). É nesse ano que se dá a separação da atividade comercial, assegurada pela empresa Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Lda., da atividade industrial, desenvolvida pela Novadelta, SA.

“Em 1988 foi criada a holding Nabeirogest, através da qual soma, atualmente, investimentos no ramo agrícola e vitivinícola, na distribuição alimentar e de bebidas, no retalho automóvel, no comércio imobiliário e na hotelaria.”

 

continuar a ler o artigo

 

[fotos – capa: herois PME, corpo artigo: Delta Cafés]
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s