“aquele que destrói a ordem económica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos materiais”.
Foi assim que Joseph Schumpeter definiu empreendedorismo em 1949 e embora já tenham passado mais de 6 décadas, o conceito mantém-se atualizado. Vivemos num mundo onde a informação circula com uma rapidez fascinante e os consumidores são cada vez mais exigentes. Os planos de negócio são ferramentas necessárias às empresas mas, é impossível uma empresa ter sucesso se passar da fase da definição das ideias/oportunidades diretamente para o plano de negócios. Qualquer que seja a ideia deve ser testada, se assim não for, não deixa de ser uma hipótese, o que aumenta a chance de insucesso do negócio.
É neste ponto que o conceito de modelo de negócio começa a fazer sentido, pois como refere Alex Osterwalder, “é a forma como uma empresa cria, entrega e captura valor”.
Porque sou apaixonado pela partilha de experiências, tenho participado em programas de pré-aceleração de ideias de negócio, quer através da dinamização de workshops, como através de mentoria aos projetos participantes.
Empreendedorismo (Workshops)
- Criar um negócio – a opção certa?
- Modelos de negócio & Business Model Canvas
- Elevator pitch | como tirar o máximo partido